sexta-feira, 8 de maio de 2009

Selinho Reciclagem (obrigada Ana!)


Interessante me indicarem pra esse selo, ADOREI! Sou super lutadora das causas de reciclagem e evito o desperdício. Trabalhei alguns anos com cooperativas de reciclagem e já vi o que o envio pra um lixão pode fazer com o meio ambiente (nós incluídos, ALÔ!!!!!), como tb o que um trabalho de equipe pode fazer na mudança de vida das pessoas e SUSTENTABILIDADE LOCAL!
Sou realmente uma entusiasta dessa causa! Então vamos as regrinhas e dicas.

Regras:
1. Postar a imagem do selo com o link de quem te indicou e as regras.
2. Escolher seus indicados e escrever 1 post avisando aos mesmos.
3. Responder as perguntas :
- O que vc faz p colaborar com a sustentabilidade do planeta?!
- E o que vc "ainda" pode fazer ... ?!!

Aqui em casa nós (nas 2...rs):

- Usamos o verso dos papéis p fazer bloquinhos de anotações.
- Reutilizando as sacolas plásticas que já temos e adotando bags ecológicas (e em Paris tenho VÁRIAS bags ecológicas!).
-Somos adeptos ao consumo consciente. Quanto menos industrial melhor (a vida corrida as vezes nos faz comprar muitos congelados, né? Ruim pra natureza e péssimo pra sua saúde!)
- Utilizamos preferencialmente o ferro de passar 1 vez por semana (é só se organizar gente!).
- Chuveiro elétrico existe, mas não é ligado (no Rio, porque em Paris não é elétrico , é boyler. Com -2graus não dá nem pra pensar em banho frio, mesmo com a alergia...:s)!

- Separando as embalagens plásticas, papéis, latas e vidros pra um catador que passa aqui na minha rua (Rio). Em Paris isso já é feito na maioria dos prédios, em Sampa a prefeitura da Marta implementou a coleta seletiva e no Rio é falta de vergonha na cara! Cooperativas pra coletar existem, mas os prefeitos que passam (principalmente o último!) não estão nem aí pra questão do meio ambiente e geração de renda. Uma burrice política e social!
Aliás, se você quiser separar na sua casa e doar seu lixo pra catadores que conhece, pra uma cooperativa ou mesmo vender é possível! Saiba mais aqui: http://www.sindiconet.com.br/389/informese/guias-sindiconet/reciclagem/cooperativas-de-catadores

Podemos melhorar:

- Reduzindo ainda mais o consumo de energia elétrica (pra que tantas luzes acesas se estão todos num cômodo só? Ou esquecer a luz ligada e sair de casa; isso me mata!).
- Reduzindo o consumo de produtos industrializados (evitando assim a quantidade absurda de vasilhames que vão pro lixo!).
- Passando informações e sensibilizando as pessoas ao redor (vizinhos, família, colegas de trab).

É isso aí gente, mão na massa! :)

Um comentário:

Ana disse...

Oláá Tati ,
Obrigada por aderir ao selo !! A minha intensão e a da Pri é despertar o interesse em colaborar ... Afinal se cada 1 fizer sua parte será melhor p o planeta , ou seja p nós msm !!
E vi q vc está suuuper antenada no tema " sustentabilidade" ...
Bjinhoos !!